SUA RUA ESTÁ CHEIA DE BURACOS? VALETAS A CÉU ABERTO? ILUMINAÇÃO PÚBLICA COM PROBLEMAS? FALA COMUNIDADEI

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

GENTE QUE FAZ HISTÓRIA✍️

A história começa com um casal suíço, Thomas e Erika e seus 3 filhos, na época um com 8 meses, 3 anos e 5 anos de idade, que deixam a Suíça para se dedicar ao trabalho social no Brasil no ano de 1994.
Em Lajeado RS, trabalharam num orfanato por 13 meses.
Depois de uma breve estada na Suíça por questões de visto, chegam a Curitiba em 1996 onde se unem a uma instituição que abriga crianças e adolescentes retirados de seus lares devido a situações diversas de risco social. Lá, Thomas fazia manutenções e acompanhava os adolescentes na prática de esportes e atividades recreativas. Já Erika se dispôs a ensinar às meninas sua especialidade: fabricação de bolachas conforme receita especial. Ambas atividades proporcionaram muitas conversas com as crianças e os adolescentes.
Percebendo como a família fazia falta na vida das crianças, que apesar da pobreza extrema que gerava o risco social preferiam retornar para a escassez em casa a permanecer na instituição, seus corações se moveram para um trabalho preventivo.
Em 2004, já com os vistos de permanência em mãos, encontram a comunidade do Jardim Icaraí. Uma comunidade carente sem a mínima infra estrutura (saneamento básico, energia elétrica, sem iluminação pública, etc.) e sem nenhum projeto social.
Alí enxergaram a oportunidade de colocar em prática ações que pudessem fortalecer a família e evitar o máximo possível a institucionalização das crianças. Em setembro deste ano nasce juridicamente o Recanto Esperança, que desde então oferece um espaço com ambiente seguro para crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos, com atividades planejadas para potencializar o seu desenvolvimento intelectual, pessoal, social e espiritual.
O Recanto Esperança é uma OSC – Organização da Sociedade Civil – fundada em setembro de 2004, com o desejo de contribuir com diversas ações sociais relevantes dentro da comunidade Icaraí, no bairro Uberaba. Essa comunidade é composta por 700 famílias marcadas pela vulnerabilidade social e precariedade sanitária; com alto número de crianças e adolescentes em situação de miséria, evasão escolar e trabalho infantil.
THOMAS E ERIKA, É GENTE QUE FAZ HISTÓRIA✍️

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário